terça-feira, 3 de novembro de 2020

BARBACENA MACHU-PICHU-ATACAMA- ETAPA 5( ARGENTINA)

DIAS:14 A 18/3/2020
PERCURSO: SAN PEDRO DO ATACAMA-CORRIENTES
KM RODADOS:

PUBLICAÇÃO CANCELADA EM HOMENAGENS AO TRATAMENTO QUE TIVE NESTE PAÍS .

ASSISTAM AS OUTRAS ETAPAS NOS OUTROS PAÍSES ( VALE A PENA)

terça-feira, 27 de outubro de 2020

No meu caminho tinha um COVID, tinha um COVID no meu caminho!

COVID-19 ..... PARA ONDE VAMOS?

Motociclistas, brasileiros, brasileiras e população mundial, não menosprezemos este vírus, ele é rápido e traiçoeiro.

No final de fevereiro de 2020, sai de Barbacena MG, iniciando uma aventura solo, em direção ao Peru, passando pela Bolívia, Chile, Argentina. Naquele dia, eu ouvia pelo noticiário, noticia de uma “gripinha” que viria por aí. Saí com pouca preocupação, e como a adrenalina de minha aventura estaria falando mais alto, nem dei tanta importância. Passei pelo carnaval em corumbá, e já no dia seguinte comecei a ter algumas interferências que não seriam normais. Na fronteira com a Bolívia, fui pego por um controle já diferente. Uma dezena de estagiários me fizeram responder uma serie de perguntas, sobre minhas condições, que hoje percebo, não valia de nada. Mas segui minha viagem sem nenhumas preocupações maiores, com alguma restrição, alguns comentários etc. Quando cruzei a fronteira entre a Bolívia e Peru ainda estava tudo bem. Cheguei num paraíso, no lago Titicaca, na cidade de Puno, na comunidade dos meus amigos da ilha de UROS, ainda estava muito “tranquilo”. Eu tinha um motorista” taxi” a minha disposição, quando eu saísse da ilha para cidade. Em um dos papos, com um Portunhol razoável, comentamos pela covid onde ele me disse (e eu não estava nem aí) que no Brasil haveria 1( um ) caso suspeito. E eu disse: “nada.... isto é a imprensa exagerada” e lá não tinha nenhuma SUSPEITA. Daí, segui para Cusco, lá com minha esposa, nenhuma restrição houve. Só notei que a cidade turística deveria ter mais movimento. Fomos a Machu pichu e sem ninguém se referir a pandemia. isto já estaríamos no começo de março de 2020.  Seguindo minha viagem já em direção ao Chile, comecei a perceber mudanças, mas minha adrenalina, continuava me traindo. No Atacama, como era a segunda vez que fui, notei bem esvaziada. Nos tour que fazia  , muito uso de álcool em gel ... mas não estava entendendo... Saindo da maravilha do Atacama, pelos desertos dos Andes, e temperaturas menores que 7° C abaixo de zero, cheguei na fronteira da Argentina,  onde fizeram simplesmente uma medida de temperatura, inclusive de um casal amigo, de alemães que estariam viajando a 90 dias  no seu moto home , mas sem maiores problemas. Dai, para frente eu deveria ter diminuído a minha ansiedade da aventureiro e percebido o que viria. Chegando em Salta “tudo bem”, mas algo diferente estava acontecendo, ninguém me orientava nada, mas o jantar do hotel já não abria. Não tinha percebido que meus “EX- HERMANOS” já teriam informações. Passeando pela bela cidade de Salta, visitei um cassino, onde entravam só 5 de cada vez. Mas eu não entendi, e ninguém dizia por que.... No dia seguinte fui a Cafayate, belíssima cidade, e melhor visual da cordilheira dos Andes que conheci e diga-se de passagem, “de cabo a rabo”. Onde comecei a perceber algo mais grave, mas estava a milhares de km de casa e não podia me estressar. Em Cafayate, algumas vinícolas estavam fechadas e consegui entrar em uma delas. Muito curioso que, vinho produzido naquela altura e sem água. Tem que ser artista. Voltando ainda na minha inocência. parti na madruga seguinte já no 16 de março de 2020 em direção ao Brasil, começou todo o tormento , mais ou menos ao meio dia, fui barrado na fronteira da província de Santiago delestro , e  daí para frente conheci os “EX-HERMANOS”  (não sei  de quem...) me empurrando em cada parada que fazia , me fazendo pilotar por  27 hs ininterrompidas até chegar ao Brasil . Então, hoje não tiraria a razão de tanto rigor nas fronteiras se não fossem o número de contaminados. No Peru, lembram-se quando disse que o taxista não sabia de nenhum caso.... mortos eram depositados nas ruas.... NÃO MENOSPREZEM ESTE VIRUS. Sem vacina evitem aglomerar, sair de moto, ir as festas. Sei que é difícil. Eu vou as vezes, mas minha consciência me faze ficar em casa por uns 10 dias . mas tudo deve passar e ficará a história para contar

BOA SORTE E SAÚDE A TODOS!

quinta-feira, 7 de maio de 2020

BARBACENA - MACHU-PICHU-ATACAMA- ETAPA 4( CHILE)

DIAS:7 a 14/3/2020
PERCURSO:ARICA A SAN PEDRO DO ATACAMA
KM RODADOS:1031 KM

ARICA- ANTOFAGASTA

Saindo as 6:00 hs da manhã para rodar 720 km no dia 7/3 estava tudo lindo e maravilhoso, rápido trecho estaria fazendo em 7:30, quando a 45 km de Antofagasta, passei por um motociclista brasileiro, que parou logo atrás de mim num pedágio pago. 4 km depois, DE NOVO , o painel começou a mostrar baixa pressão e foi até zero. Parei no acostamento e constatei mais um prego e o pneu completamente careca, na lona. Esperei este abençoado chegar, e tentei fazer um reparo só que desta vez, o furo era grande e não deu. O tal anjo tinha compressor e vacina. Mas nada adiantou. Seu compressor não encheu completo e o furo continuava vazando. Com apenas 8 lb , cheguei a Antofagasta e ele  veio me acompanhando até meu hotel, onde já teria dois dias de folga, que gastarei procurando uma loja que certamente irá me extorquir como fizeram na Argentina, mas sairei daqui com sapatinho novo, OU NÃO SAIREI. Isto tudo pela segunda vez que uso um pneu que comprei barato nos USA um tal SHINCO
que só roda 5000 km, mas não acreditei e aconteceu de novo. Amigos, não deixem seus MICHELLIN em casa!

Amanhã  dia 9/3“ folga”

na bela cidade com visuais magníficos

e depois de amanhã, rumo a San Pedro do Atacama,
para mais folga.

De sapatinho novo e a lição de nunca mais usar a marca SHINCO que achava estar fazendo vantagem, segui dia 10/3 para San Pedro do Atacama. Uma viagem curta de aproximadamente 320 km, que devo estar apreciando a paisagem e tirando fotos de lugares importante. Na noite do dia 9 tomarei um porre para comemorar os perrengues e a gratidão que fiquei com meu grande novo amigo Rubens de Santa Catarina, que não mediu esforços para me ajudar quando perdi o Pneu na chegada a Antofagsta, e ele estava lá. É ou não é coisa do Deus? UM BRINDE RUBENS!

ANTOFAGASTA- SAN PEDRO DO ATACAMA

Este trecho é curto  no dia 10/3, de 311 km e muito legal para tirar fotos e filmagens do deserto,  na moto e gasolina 97 não tive nenhum problema neste trecho. Agora entre o dia 10 e 14 estarei de folga fazendo turismo, para recarregar as baterias para as etapas finais. No próximo já saio do Chile em Paso do Jama, em direção a Salta,

e desta vez, já de sapatinho novo para terminar a viagem tranquilo. Em San Pedro fiquei vários dias fazendo turismo. e tomando folego para etapa final Argentina depois, Paraguai e Brasil
vídeos deste trecho são interessantes. Vejam

domingo, 8 de março de 2020

BARBACENA - MACHU-PICHU-ATACAMA -ETAPA 3(PERU)

DIAS:25/02 a 7/3 2020
PERCURSO: LA PAZ BOLIVIA  A ARICA CHILE
KM RODADOS:1655 km

PREVISTO

REALIZADO
LA PAZ- PUNO

Comecei dia 25/2 a etapa Peruana, tudo tranquilo com estrada bem razoável, nos 265 km de distância entre  La paz e Puno , onde literalmente iria iniciar minhas férias, me instalando na ilha de  UROS, Uma espetacular família, onde a Adelia, me tratou como filho me dando vida boa, nos dois dias  que fiquei na ilha até dia 28/2 .

PUNO- CUSCO

Uma tocada também tranquila de 380 km  até Cusco para continuar minhas férias até dia 6 onde continuarei minha viagem, Não fosse o perrengue do transito de Cusco, quase igual o da Bolivia, quando um motorista no sinal, na chegada da cidade, me jogou no chão numa fechada, mas não perdendo o humor, continuei para chegar ao hotel e começar a tomar Pisco Sur.

CUSCO -AREQUIPA
 Já começando a  etapa de retorno. De volta a estrada, no dia 6/3 depois de curtir com minha esposa, Machu pichu, a cultura inca de Cusco e as comidas boas de Lima, sai de avião de lima as 7 da matina, onde minha esposa saiu para o Brasil eu voltei a Cusco para buscar a menina. De roupa trocada, sai as 10:00 hs morto de saudade da “bichinha” mas tenho matado um Leão por dia. Há uns 30 km de Cusco em direção a Arequipa, meu pneu deu sinal de esvaziamento após ter passado por um ripio para curtir. Parei num posto e o bico não cabia. Aí liguei meu compressor e cheguei a 29 libras, não era tanto, mas tentaria chegar mais a frete como fiz, e coloquei 47 libras, andei uns 3 km e começou a cair a pressão até esvaziar por completo. Estava pronta a festa, mas como sou precavido tinha o kit de conserto (compressor, “as linguicinhas “ e ferramenta) então por sorte achei um pregão , preso na moto e perto dele conferi o pneu, e estava lá na lateral , então fiz o reparo, mas..... que falou que o compressor funcionou. Passou um carro que acompanhava uns ciclistas que iriam até o Chile e me disse que a 50mm atrás tinha um cara com compressor. Imaginem empurrar uma GS cheia de bau por 500 m, quase morri e meu camel back sem uma gota d’água. Lá o cara colocou 68 lb sem controle e me deu um litro de água por 2soles. Esvaziei um pouco para checar e tudo ok. daí para frente achei que era só alegria, depois de 1:30 perdida. Comecei a subir de novo e a 4200 m já a noite me deparei com imenso lago. Ops, o lago mais alto no mundo não era o Titicaca a 3800 m? Pois é! e bonito, mas continuei subindo até vir o perrengue do dia ou melhor da noite. A 4800 m de altura, chuva com raios e temperatura que chegou a 1,5° C , onde o painel da GS nem acreditava, piscava, pista com gelo paisagem congelada, que era possível ver a noite. Chegando em Arequipa as 21:00 hs, me espantei com o tamanho da cidade (1000k de habitantes) mas  o transito é Peruano que devo sair dele amanhã.

AREQUIPA- ARICA(CHILE)

DIA 7/3/20 .  Parece que a viagem começou hoje, sem perrengue para fazer os 420 km na belíssima paisagem da cordilheira do Andes que não me resta nada a fazer senão editar um filme para que apreciem.
CHICHI LELELE VIVA CHILEEEEE!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

BARBACENA - MACHUPICHU-ATACAMA- ETAPA 2- (BOLIVIA)

DIAS:23 a 25/02/2020
PERCURSOS:Santa Cruz de La Sierra- La paz Bolivia
KM RODADOS:1510 km

No primeiro dia do curto trecho Boliviano, acordei dia 24/2 com a expectativa de passar por algum perrengue por estar entrando na Bolivia, com tantas recomendações que me deram.  E passei mesmo. Depois de ter dormido muito pouco, pelo barulho da noite de carnaval em Corumbá , logo no início da viagem, 20 km de distância,  na fronteira, peguei uma fila enorme de imigração e um calor insuportável dentro dos meus 10 kg de equipamento, e achando que iria ser fácil, ainda teria que fazer uma tal declaração jurada de propriedade da minha moto, na Aduana Boliviana. Isto como muitas idas e vindas, tirando fotocópias, pagando taxas e espera de horas numa bitaca , a tal que juramenta, tipo um cartório no Brasil, e a calma do Boliviano é impressionante ” irritante”, depois de muitos erros, busca de números que eu nem sabia onde tirar, me liberaram, mas aí se foram 3 horas. A mensagem que fica é: saindo de Corumbá  para Bolívia tenha paciência , porque a tal declaração jurada é importantíssima e sem ela pode ficar sem a moto numa fiscalização, pois o pais  recebe muitos veículos roubados do Brasil. Mas o perrengue continua, depois que sai, acelerando bastante para tirar a diferença do atraso e tomando um ar fresco, na perigosa estrada cheia de animais atravessando  onde, num determinado momento que fui mexer no suporte do celular que me acompanha com o waze , ele se desprendeu da moto e voou longe, lá se foram mais uns 20 minutos procurando a bolsa na estrada, e olhe que foi a segunda vez que isto acontece  e desta vez tive mais sorte que achei a bolsa, só que o celular ..... virou mil e o suporte estragou . Mas tinha que continuar a viagem assim mesmo para cumprir os 670 km do dia sem foto e filmes, só com o gps ligado. Sabia que tudo poderia acontecer neste dia, mas estava indo até bem. Faltando uns 75 km de Santa Cruz, num lugar chamado Cotoca, uma barreira policial. O que já estava esperando e não tinha acontecido. O policial mandou que descesse da moto e me fazendo aquelas perguntas básicas, e com firmeza e rapidez os respondi, quando um deles deu um sinal para o outro para deixar-me ir antes de tirar as luvas para entregar-lhe os documentos. Ali iria ter..... Mas no final tudo deu certo me hospedei num fantástico hotel LA QUINTA e conversando com o recepcionista, pedindo o endereço de uma loja  para compra um novo telefone( prejuízo) foi quando me disse que sua irmã estaria vendendo um modelo mais antigo, mas  ainda superior  ao que eu usava, e deu certo. Já estou de telefone novo, para atuar no caminho, e vamos para etapa Boliviana final e pesada, que será subir a La Paz a 840 km. Como disse foi pesada, mas quem gosta de aventura e de off-road como eu, foi divertido. Vou resumir o trecho pois não há muita coisa a falar da Bolívia e se eu disser aqui o que penso, posso ter problemas. Pois Bem saindo de Santa Cruz de La Sierra, bem animado, tomei um comprimidinho que diziam resolver o problema da altitude e tal... e comecei a subir e subir e subir. Estradas sinuosas que não dava para passar de 5ª marcha e 60 km /h. Durante os primeiros 300 km muitos desmoronamentos e caminhões também. Depois passei por trechos com desvios de ripio, muito ripio,( aí eu gostei) lamaçal, partes treitas com muita agua e ribanceira, e mais caminhões, que me obrigava o tempo todo a fazer ultrapassagens perigosas, depois continua, subindo, vem frio, vem nuvem( estava acima) depois vem calor e mais subida. Depois de muito cansaço quando tentar achar um posto em Cochabamba que aceite cartão, não achará! Um detalhe importante para que ler até aqui, seria sugestão que daria para quem quiser chegar ao Peru, saindo de Santa Cruz, escolham outra data diferente do carnaval, pois os nativos brincam de jogar agua, agua de banheiro e bexigas de agua. Muito sem graça. Pois é, em Santa Cruz, no centro, tomei uma “ bexigada” , balancei a cabeça negativamente, e cheguei encharcado no hotel, e isto continua na estrada, os indinhos jogam também. Tomei uma no peito que está doendo até hoje. “que indinhos bom de mira”, mas o final foi feliz, depois de pilotar 16 hs seguidas para atravessar as cordilheiras, e comendo 3 barrinhas de cereais. Só percebi que estava alto quando , já a noite um policial de pedágio, perguntou se eu estaria bem. A moto andava sozinha e eu quase caindo. Era vertigem, nada que um chá de coca não resolvesse.

Até O Peru, e adeus Bolívia!

domingo, 23 de fevereiro de 2020

BARBACENA-MACHUPICHU-ATACAMA-ETAPA 1- IDA- (BRASIL)

DIAS: 21 a 23/02/2020
PERCURSO:Barbacena - Corumbá
KM RODADOS: 1720 km

TRAJETO PROGRAMADO

TRAJETO EXECUTADO

Saída de Barbacena

em direção ao Peru tranquila, na manhã do dia 21/2 com o tempo um pouco nublado e promessas de muita chuva ao longo do dia, o que não aconteceu, houve sim algumas pancadinhas mas não precisou usar o equipamento de chuva, estes dias de Brasil chamo de deslocamento para ajustes de equipamentos , filmagens , etc, para que não perca nenhuma cena legal para ser registrado, no primeiro dia no deslocamento de Barbacena à Ribeirão Preto, aproximadamente 530 km, tive um pequeno perrengue quando cheguei em Ribeirão, pois a “moçinha” teve um mal estar , toda vez que parava num sinal ou diminuía a marcha, ela morria. Deve ter sido gasolina ruim que ele bebeu neste carnaval, mas já passou.

No segundo dia deste deslocamento no Brasil, saí de Ribeirão Preto no dia 22 cedo , depois de ter tomado dos o chopp do Pinguim na noite anterior,   para este Blog. Uma dica que dou a todos , principalmente os que andam sozinhos, use sempre o Waze e o GPS e deixem eles brigarem entre si, pois meu gps não se entendia com o waze e principalmente as coordenadas dos hotéis que não batem mesmo. Portanto o uso dos dois dispositivos é aconselhável.

já sabendo que iria rodar em torno de 8oo km no dia em direção à Campo Grande, Acordei bem disposto, e ainda não me entendi com a câmera e não consegui desligar e ligar a câmera andando e desta forma ainda não filmei nada.e Perdi imagens incríveis, como o do belo Rio tietê, quase na divisa com MS e a barragem de 3 lagoas, mas deixe estar que deveremos otimizar as filmagens . O perrengue do dia foi quando o painel da moto informava que poderia andar mais 120 km, andei mais um pouco, pois não estava com muita vontade de parar, daí uns 20 km , entrei num posto meio sujo, sem bandeira, horrível, quando um senhor me disse.” Oi! Não tem gasolina”, então perguntei: qual o posto mais próximo, ? e ele disse : ou você volta 20 km ou só daqui 100 km, foi onde decidi, olhando o painel( range 100 km) , toquei em frente, era uma reta só e eu do automático a 100 km/h para economizar. Cheguei lá no cheiro. Com isto andei 6 hs na moto sem parar. Uns 550 km e cheguei cedo em Campo grande, para lavar a roupa de baixo que já estava impossível, e tomar uma cervejinha, para no dia seguinte fazer a ultima perna do Brasil, até Corumbá

Etapa final no território brasileiro sem maiores problemas entre Campo Grande e Corumbá, onde finalmente fiz as pazes com a câmera como podem ver no vídeo publicado.

Vamos ver se acerto agora o tempo de carga da bateria da câmera. Um alerta gostaria de dar sobre postos de gasolina, pois atravessando todo o pantanal só apareceu um posto a 75 km de Corumbá. Motos com baixa autonomia deve se precaver para atravessar este trecho. Amanhã dia 24/2/2020 saio do pais em logo pela manhã, entrando na Bolívia cheio de recomendações sobre a corrupção.  Vamos ver!

Aguardem a próxima publicação, com fotos e vídeos da etapa Boliviana!

terça-feira, 27 de agosto de 2019

BARBACENA-MG-BRASIL, DE MOTO, POR 6 PAÍSES DA AMERICA DO SUL.

Desde 2014 venho desenhando este passeio, quando do fim da minha primeira viagem internacional para Punta del Este,e agora se concretizará. Mais uma aventura desenhada. Deverei passar por 6 países ,Brasil, Bolívia,Peru, Chile, Argentina e Paraguai. Sempre que inicio, minha preparação, digo: “ esta será a última”, mas quando retorno começo a imaginar a próxima. Como tudo, limites devem ser considerados, como a idade, a moto, e o risco, por isto a conotação será mais turística, com mais estadias em lugares históricos e menos aventuras. Está será minha quinta viagem internacional, cujo planejamento foi feito para sair do Brasil, entrando na Bolívia, seguindo para o Peru, mais especificamente Machu Pichu, Obviamente passarei por dezenas de lugares especiais,retornando também ao Chile e Argentina, onde farei um breve registro para transmitir a todos,para que usem as informações nas suas viagens aos mesmos lugares.
RUÍNAS DE MACHU-PICHU

Lima será um outro passeio, onde deverei deixar minha moto em Cusco, seguindo de avião para desfrutar junto da minha esposa, a  gastronomia local e depois ,retornarei para Cusco, pegando a moto e continuando a viagem, em direção ao Chile, e ela volta ao Brasil .De novo eu no Atacama!  para apreciar mais uma vez as belezas e contrastes deslumbrantes daquele lugar. Em seguida, tomarei rumo a  Argentina, passando por Salta ,onde já fui uma vez, desfrutando  do turismo local.

LAGO TITICACA

CÉU DO ATACAMA

SÃO PEDRO
SALTA

Para esta viagem programada já a muito tempo deixei a ansiedade de lado e irei voltar a pontos turísticos, que, sabem lá quando voltarei ou se voltarei. Deverei andar por volta de 9000 km em 28 dias. A minha preparação será a mesma de sempre, dieta, natação, caminhadas e concentração, muita concentração, pois tenho que estar preparado para qualquer eventualidade, e como sempre, nunca devemos desconsiderar os itens de segurança, os mesmo usado nas outras viagens. Periodicamente, eu estarei aqui registrando meu diário de bordo, para cada etapa( Pais)que encerrarei, postando fotos e contado histórias, e desta vez, usando um pouco mais de tecnologia, com a ajuda de um drone ( se eu for capaz de pilota-lo), irei registrar imagens aéreas, sempre que tiver um visual legal para ser registrado, e na chegada, farei um resumo de toda aventura . Para os que queiram me seguir com detalhes, pelo facebook, ou por este blog, acione os SEGUIDORES, abaixo da contagem de visitantes e será informado de toda as publicações no momento. Também será disparado pelo SPOT, meu percurso a cada 15 minutos, e na página @bigtrailviagens. Espero ter muitas coisas curiosas e engraçadas, etc, para mostrar.